sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O DIA DAS ABELHAS

Mel é vômito de abelha. Disse isso para o meu filho, e ele adorou. Contou para os amigos na escolinha, mas eles não acharam tão divertido. A professora também não.
- A professora disse que mel não é vomito (ele diz “vomito”.), Mas é né, papai?
- É, sim.
E é. A abelha recolhe o néctar das flores e o “engole”, digamos assim. Dentro dela, enzimas e outras secreções próprias do seu corpinho são acrescentadas ao néctar e, enquanto ela voa alegremente para a colmeia, a mistura vai se transformando em mel, só que mel aguado. Na colmeia, ela vomita a substância, que outra abelha suga. E vomita. Aí outra suga. E vomita de novo. Assim, de vômito em vômito, a coisa vai se transformando em mel. Então, chega um cara com uma roupa de tela, rouba todo o produto do trabalho das abelhinhas, envasa e vende no super. Dias depois, você come o vômito com pão e café de manhã.
Contudo isso em homenagem a essa data querida de hoje, o começo da Primavera. Hoje, como você sabe, o dia terá exatamente a mesma duração da noite. A partir de amanhã, os dias aumentarão e as minissaias encurtarão, até que cheguem os dias cálidos e os praianos se mudem para a orla. Mas, além da mudança de clima, você também sabe que, na Primavera, as flores desabrocham e colorem e liberam seus odores, o que tem a ver, exata e precisamente, com as abelhas. É que elas, as flores, enfeitam-se perfumando-se todas pelo mesmo motivo que as fêmeas humanas se enfeitam e se perfumam; para se tornarem atraentes. No caso das flores, óbvio, elas não pretendem atrair nenhum galalau barbudo de vinte e poucos anos de idade,  e sim ... as abelhas.
São as abelhas que, ao sugar o néctar, se roçam no pólen, que fica grudado aos seus pequenos pés. Como elas passam o dia de flor em flor, levam o pólen de uma para outra. E o pólen, é toscamente definido, o esperma das flores. Logo, são as abelhas que fecundam as flores. Quando você vê uma abelha numa flor está, de certa forma, vendo uma cena  de sexo vegetal, com a inclusão de um animal.
A primavera é mesmo uma festa.
Com a chegada da primavera, não só as flores aparecem. As pernas também ...

(Jornal Zero, dia 23/09/2012 – David Coimbra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário