sábado, 16 de abril de 2011

Própolis

Própolis é uma substância resinosa produzida pelas abelhas a partir do broto de certas plantas. Cada espécie de abelha é utilizada para um fim no mercado, segundo o interesse do apicultor. Por exemplo, as caucasianas são as mais indicadas para a produção de própolis e a polinização de sementes. Isso se deve ao fato de terem a língua mais comprida. Esses insetos usam a própolis para vedar ou envernizar seus favos.  
A própolis também é utilizada como um anti-séptico no tratamento de feridas e queimaduras e fornece verniz para a impermeabilização de madeira e de couros.

É, ainda, um antibiótico natural.

Recentemente, foi descoberto que a abelha africanizada também está produzindo uma preciosidade medicinal que é a própolis verde.

A própolis verde é uma substancia bastante consistente, de cor escura, resinosa, que as abelhas produzem a partir de diversos tipos de resina que encontram nas plantas. A própolis é usada para fechar todas as frestas existentes na colméia para evitar a entrada de intrusos e correntes de ar indesejadas, pois a colméia precisa ter uma temperatura uniforme e estável. Dessa forma, o lar das abelhas torna-se uma unidade selada e bem protegida.

O nome própolis é constituído de duas palavras gregas: pro = em favor de + polis = cidade. Tem tudo a ver.

Anteriormente ninguém dava valor a essa substância. Depois que pesquisas foram realizadas e descobriram-se as propriedades medicinais da própolis, esta passou a ocupar um papel importante na atividade econômica de apicultores e meliponicultores. A própolis brasileira é dez vezes melhor que a européia.

A própolis verde, recentemente descoberta, só existe no Brasil e é a melhor do mundo. Já é reconhecida como o mais eficiente medicamento natural descoberto no ocidente.

Países asiáticos e as empresas japonesas tentam comprar toda a produção brasileira, depois que comprovaram o enorme potencial terapêutico desse tipo de própolis, principalmente quando descobriram que ela é um poderoso conservante de alimentos, inclusive peixes, que são o alimento básico de sua dieta.
Infelizmente, no geral, o povo ainda não conhece ou não sabe como se aproveitar desse tesouro medicinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário