sábado, 16 de abril de 2011

Mel e Inverno

Contrariando a velha máxima “o que amarga cura”, a doçura do mel é um forte remédio nos dias mais frios do ano. Ajuda a acalmar a tosse, aquecer o corpo, espantar o resfriado ou simplesmente, dar um sabor a mais no chá predileto. Há quem vá além e use o ingrediente em preparados de máscaras faciais. Segundo especialistas, o mel contribui para a hidratação da pele castigada pelos ventos gelados da estação.
Se não bastasse tudo isso, o doce produto combate a placa bacteriana dos dentes. Segundo a nutricionista Elidiane Pereira, isto ocorre porque uma substancia chamada peróxido de hidrogênio impede a fixação de micróbios na arcada dentária.

Mas não é bom abusar da quantidade, porque o açúcar do mel pode causar caries – diz ela.

Na lista de benefícios proporcionados pelo mel, estão os poderes diurético, calmante, emoliente, antiinflamatório, depurativo do sangue e tônico para o cérebro. Para alcançar os resultados, o ideal é substituir o açúcar comum pelo mel em sucos, vitaminas e determinados tipos de chá, como guaco, eucalipto, malva, agrião. Esta dica vale para quem não está de dieta, já que o mel é altamente calórico.

No entanto, é aconselhável não fervê-lo. O chefe de Pesquisa e Extensão Apícola da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Horst Kalvelage, explica que depois de atingir 45 graus, o mel passa por um processo de desnaturalização e pede todas as propriedades. Para obter toda a eficácia, opte por consumi-lo in natura.

DICAS DE CONSUMO:

  • uma colher de sopa de mel (puro) por dia,
  • usar mel em vez de açúcar refinado em sucos, alguns tipos de chás e vitaminas,
  • o mel de laranjeira ajuda a regularizar o intestino e age como calmante natural,
  • o mel de eucalipto é recomendado para problemas respiratórios,

CUIDADOS:
  • não dê mel a bebês com menos de um ano, pois existe perigo de botulismo,
  • é contra indicado aplicar mel puro no rosto, pois tende ao ressecamento e à desidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário